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Condução em Circuito "Curvas"

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Condução em Circuito "Curvas" Empty Condução em Circuito "Curvas"

Mensagem  Antonio Abreu Ter Jan 12, 2010 3:18 pm

Algumas Normas de Aprendizagem de condução em circuito...

Raio de Curva = Velocidade x Tração

O que é mais fácil, pilotar em linha Recta ou em uma curva? Em qual
delas podes ir mais rápido? Na recta, certo? Isso deveria te dar
uma boa dica sobre o tema mais importante que está detrás da pilotagem
em curvas: quanto mais recto tu pilotares, mais fácil será e mais rápido estarás.
A forma para se conseguir isso é pilotar, nas curvas,
ao longo de traçado com o maior raio possível. Em outras palavras,
transforme as curvas em rectas o máximo possível.

Pontos de Referência
Antes
de prosseguir, é importante lembrar que qualquer discussão sobre tomada
de curva deveria começar pela definição dos pontos de referência que
você usa em uma curva. Há três pontos chave que devem ser usados como
referência: ponto de entrada, ápice e saída. Essas referências também
devem ser associadas ao ponto de frenagem na aproximação para a curva.
É claro que a pilotagem deve ser um caminho contínuo e coerente entre
estes pontos
Para obter tempos consistentes, o piloto precisará um
conjunto de pontos de referência para marcar as etapas de uma curva, de
modo que a linha possa ser percorrida de forma idêntica a cada volta.
Ao se aproximar de uma curva, o piloto precisa um ponto fixo para usar
como referência para iniciar a tomada (turn-in). Adivinhar a cada vez
ou "tocar de ouvido" vai garantir que o piloto tomará a curva muito
cedo algumas vezes, e muito tarde em outras. O resultado são tempos de
volta inconsistentes e mais lentos do que deveriam, e vai dar uma
vantagem para os competidores mais consistentes. Para evitar isso, nas
sessões de prática o piloto
deve determinar rapidamente o ponto correto para iniciar a tomada e encontrar um ponto visual fixo para usar como referência.
A seguir vem o ponto de tangência (apex). Esse é o alvo que o pneu interno do carro
deveria
tocar ao atingir o ponto máximo dentro da linha da curva. Outra vez,
sem um ponto fixo para atingir, serão obtidos tempos inconsistentes e
mais lentos.
Por último, vem o ponto de saída (exit point). Esse é o
alvo que o carro atingirá depois da tangência na extremidade oposta da
pista e aponta perfeitamente para a reta a seguir, ou é direcionado
para a próxima curva.
Em qualquer dos casos, o ponto de referência
deveria ser um ponto permanente. Uma marca de pneu na pista não é bom.
Outras marcas que aconteçam depois podem apagar a original. Da mesma
forma, uma pedra, arbusto ou tufo de grama ao lado podem ser
questionáveis se eles estiverem em condições de serem atropelados por
algum carro que saia da pista. Você deveria olhar por marcas
inconfundíveis da própria pista, se possível.

Ponto de Entrada
O ponto de entrada é exactamente o que a palavra diz: o ponto onde você começa a
virar
o volante para fazer a curva. Na maioria dos casos, o local e a
velocidade em que você ataca o ponto de entrada irá determinar a linha
ou caminho você fará o resto da curva — irá determinar onde você
encontrará ápice e a saída da curva.
A tomada da curva (turn-in) é um dos pontos onde o carro estará mais sensível a
transferências de peso bruscas da mesma forma que se estivéssemos dirigindo sobre o gelo.
Travagens indecisas precisam de um toque a mais no freio de última hora, ou uma
tirada de pé repentina desequilibrará o manejo do carro e forçará o
piloto a desacelerar para retomar o controle, isso se tiver sorte de
evitar uma rodada.


-----------------------------Modulo 1---------------------------------

Antonio Abreu
Antonio Abreu
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